segunda-feira, 26 de setembro de 2011

            O PROFESSOR E O COMPUTADOR:QUEM FICARÁ NO COMANDO

        Ao longo dos anos que sucedeu a invenção do computador, a problemática inicial era “vencer o medo” de utilizar tal máquina, pois tal novidade apesar de todos os avanços tecnológicos ainda encontramos pessoas que resistem a aventurar-se pelo mundo digital. Além disso não podemos esquecer do custo que distanciava essa aquisição,hoje apesar de certas “facilidades” de crediário muitos dos docentes não o vêm como algo necessário.
         Com relação ao dilema maior quem será o comandante ou melhor,será que o computador algum dia será o substituto do professor no processo ensino aprendizagem?Caso a resposta seja positiva indago ainda: como será desenvolvida as relações de afetividade necessárias para o ser humano através de uma máquina? E mais ainda se os comandos dependem diretamente do ser humano,como a máquina fará ao contrário?
         Diante de inúmeras indagações e observando o que acontece ao meu redor,acredito que por mais que o ser humano inove uma máquina ela jamais chegará a esse patamar em se tratando do âmbito da educação por exemplo, embora saibamos que essa complexa relação aluno​/professor mesmo com todos os seus altos e baixos, e vivendo numa sociedade que prima pelo lucro e a concorrência nós temos sempre o que aprender e socializar uns com os outros. E o processo de humanização desenvolvido pelo ser humano continuará. E o computador manuseado pelo professor será uma importante ferramenta pedagógica que contribuirá para quem tiver coragem,determinação,curiosidade em descobrir coisas novas analisá-las para verificar se usará ou não. Afinal de contas o ser humano vive e é responsável por suas escolhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário