quarta-feira, 27 de julho de 2011

Comunidades Ribeirinhas do Baixo Araguari

            Comunidades que fazem parte do baixo Araguari que são atendidas pelo Sistema Modular : Creio em Deus, Pracuúba do Araguari, Santa Rosa e Bom Jesus. As vias de acesso as essas comunidades primeiramente temos que chegar ao Município de Cutias e depois dependemos de barcos. Do Município de Cutias até a última comunidade, se faz em percurso de 6 horas depedendo da velocidade do barco.
            Por ser uma região propicia a crição de gado(principalmente o bubalino) as comunidades surgiram em função das fazendas que se desenvolveram em função dessa atividade. As escolas foram fundadas para atender a educação dos filhos dos trabalhadores das fazendas. Outra atividade econômica dessa região é a pesca(principalmente do tucunaré e o pirarucu).
             Como atrativo Turísitico essa região apresenta as belezas do rio Araguari que desagua no Amazonas e o fenômeno da Pororoca usada para pratica do "surf na Pororoca".
              Como realidade das escolas de zona rurual, as escolas do Baixo Araguari apresentam sérios problemas de infra-estruturas, como: falta de alojamento,  escolas em péssimo estado de conservação, falta de apoio pedagógico, falta de nergia e água tratada e problemas de transportes, etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário